quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NA ROTA DOS GRELOS



                                                    
                                    

                                  NA ROTA DOS GRELOS

 

   O mê bode Jaquim anda eufrónico, aparecê-mi aos pinotes pl´o pasto afora! Ócuros escuros Rãmbans, sapatilhas, mechila ao lombo, e o mapa de Alcaceri na mão!
   - Qué qué isso Jaquim, endoidaste? Que arpejo é esse que veins trajando, dessa forma tãm esquisita, qu´inté pareci que vieste da estranja ?!
   - Ai Ti Manel, é d´asxiiitação das novedades que arrecebi, mêmo inda agora, do Infroalcáceri, das enformações tlefónicas da Cãmbra, home! - ensclarecê-me ele arfando e espumando escumareda pl´o canto da boca, quedando-se estafado...
   - Ó Jaquiiiiina! Ó Jaquiiiiina! Ó melheri, traz cá um cocho de água, pó bicho molhar a graganta, q´ele tá cos gargamilos tãm secos que na consegue falari.
   A nha Jaquina sai-me de casa correndo, curiosa, subindo o monte ca enfusa debraçada, chegando ao pé da genti com ela já meia, enche o cocho e põe-se a beber a meias cu nosso animali de enstimação.
   Foi atão cu mê bode Jaquim ensplicou que a Cãmbra de Alcaceri tava cheia de enstratégias, empenhando-se em apostari no Turismo, custe o ca custari e doa a quem doeri! É que, consforme contou o mê Jaquim, adespois de ter molhado a goela, o Victor Próquecas inté já se apressou a dotari a Secção do Turismo com pessoali muito enspecializado para o efêto e, vai daí, promove uma Ténica Engrícola a Chefe da área turística, despromevendo a anterior Ténica Superior de Turismo alicenciada e pós graduada (e inté NEM foi comó Relvas, nem comó Sócrates),  ficando esta última sob a enxada da primeira, *alçada, haverá de cá ê teri dito!
   De cenho franzido e parplexos, ê, mais a nha Jaquina ficámos olhando pó bode tentando aperceber o alcance da sua mudança de visuali e toda a sua asxiiitação...foi aqui cu bode Jaquim, com um sorriso de orelha a orelha, fez questão de desvendari a enstratégia do Victor Próquecas para o desenvolvimento turístico do nosso concelho:
   - A criação de uma via turística "A ROTA DOS GRELOS", ao longo das margens do nosso rio Sado, por mós d´os manteri consforme as preferências do Próquecas...bem húmidos!
    E foi aqui, que todos os bodes, do mê rabanho, tiraram férias, apressando-se a vestir à estranja, desfarçados de turistas, correndo pá paragem da camineta da carreira, todos de ócuros escuros Rãmbans, sapatilhas, mechilas ao lombo e o mapa de Alcáceri na mão...

  
A Rota Dos Grelos arremete-nos a todos para a enspectativa do desenvolvimento turístico... e Victor Próquecas triunfante sará coroado de grelos, *louros...haverá de ê ca teri dito!


Têjam
Ê cá vou-me andando

Ti Manel das Cabras

   
  

4 comentários:

Anónimo disse...

Grelos com chouriço, toucinho e ovo cozido é muita bom com ou sem "rambam"

Maria Antónia disse...

Saiba o Ti Manel que a rapariga que é técnica agrícola também foi OBRIGADA a aceitar o lugar sem querer. Quanto a mim, só tenho a dizer a este executivo que admiravam-se dos outros e fazem a mesma coisa, perseguem as pessoas! São vingativos e vingam-se é nos mais pequenos! É uma vergonha! O que é que as raparigas lhes terão feito de mal? E não são só estas, ainda faltam aqui algumas a quem fizeram a mesma coisa.

Anónimo disse...


OBRIGADA a aceitar o lugar?..Mas, onde está o SINDICATO? Os sindicatos existem para receber religiosamente uma quota? E a pequena ou grande oposição institucional ou não? O que está acontecer em Alcacer teria que sair nas páginas dos jornais nacionais. O medo se existe corre-se com ele, também assustavam os salazaristas e os caetanistas e foram corridos; foram com a trouxa para o Samouco... E este pode ir para bem perto; Santiago do Cacém fica a 4 pedaladas de bicicleta e uma birra pelo caminho. HÁ CRISE? .. Que faz o de Santiago do Cacém num grande carro? Em Alcácer anda-se a pé e para ir a Setúbal há camioneta...

Anónimo disse...

Não é nepotismo ter como funcionária próxima uma pessoa com quem se tem relações de tipo marital?..( Nomeada pelo próprio)
- É.