O TOP do Mealhêro Doirado do Prresidenti Pró-quecas...
Inté c´enfim cu prresidenti Pró-quecas teim um neurónio !
A nha cabra Cramelinda deu vivas da contentamento, explainando :
- Já na era sem fim, cu home andava mêmo precisado d´arranjar ao menos um neuróniu ca foice !
O mê bode Jaquim aprontou-se a dezer ca rapidez costumêra encaracterística :
- O home teve q´ir tã longe pra conseguiri um neuróni ! Teve q´ir à terra dos Letões, arrabuscar um neurôni de raça suína !
- Um conchon, queris tu dezer, Jaquim - adiantou-se a políglote da nha cabra noviça, a Mari Adelaide, mui viajada ma venderam por tuta e meia, por seri dada a cabrioladas fronteiriças, andando aos saltos em cima de bode à vista.
Digue eu, em bono da averdade, averdadinha, ca nha Mari Adelaide tamém era dada a estudos, do tipo Comunicaçon Sociali, até tinha a cartêra, arrecheada, tá claro, das cabrioladas migratórias entre o Norti e o Suli do país. Um dia adecidiu-se por ir concorreri a um concurse à cãmbra da Mealhada, mas ficou atrás do Neuroni Dourado, o home tinha cá um CUrrículo, q´inté ganhou um vinte...
- Quali vinte, q´ali carapuça, o home arrabanhou foi 285 mil do dele, fora os amea$$os ! - Clarinficou-se logo a converseta ca enformação do mê bode Jaquim, conhecedori da coisa !
- É por mós dos 285 mil, do dele, cu Bitro afiança q´ele é Top , por o c´amealhou na Mealhada, c´aquilo parecia mais, na era um lêtão da Mealhada, era um porco do Mealheiro ! - berraram as nhas cabritas em uníssoro.
O mê bode Jaquim aconcluiu c´a sua sapiência :
- É por isso é que o Pró-quecas afiança, a alto e bom som, explainando porque é ca trouxe o leitão pra Alcaceri, por cá, no rabanho locali, segundo eli, na haveri porco, nem porca que sirva o mealheiro coltural. Na há porco nem porca, é tudo burro !
O leitão veio à mamuja !